quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Moda dos anos 30



                        

 Depois de muita moda eufórica nos anos 20, a queda da bolsa de nova york em 1929 acaba com os sonhos de todas as pessoas.
Com a crise todos os milionários da época ficaram pobres em uma noite, com isso os tecidos usados para fazer as roupas das mulheres  foram os mais simples possíveis com algodão e a casimira.



   A roupa da mulher dos anos 30 eram na maioria das vezes retas, longas, com marcações na cintura, o que completava o look feminino eram capas ou boleros.

  A maioria dos anos 30 descobriu esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol.
  Os mais abastados procuravam lugares  á beeira-mar para passar perídos de ferias.
  Seguindo as exigências das atividades esportivas, as saias de praia diminuíram, as cavas aumentaram   e ios decotes  chegaram até a cintura, assim como algums modelos de vestidos de noite.

   Em 1935, um dos principais criadores de sapatos, o italino Salvatore Ferragamo, lançou sua marca, que vivia se transformar em um dos impérios de luxo italiano. Coma  crise na Europa, Ferragamo começou a usar materiais mais baratos, como o cânhamo, a palha e os primeiros materiais sintéticos. Sua  principal invenção foi a palmilha compensada. Assim  como o corpo feminino voltou a ser valorizada, os seios também voltaram a ter forma.
  A mulher então  recorreu o sutiã e a um tipo de  cinta ou espartilho flexível. As formas eram marcadas, porém naturais. No final dos anos 30, com a aproximação da Segunda Guerra Mundial, que estorou na Europa em 1939, as roupas já se preparavam para dias  difíceis, como as saias que já vinham  com uma abertura lateral, para facilitar o uso de bicicletas.
  Muitos estilistas fecharam suas Maisons ou se mudaram da França para outros países.
  A guerra viria transformar a forma de se vestir  r o comportamento de uma época.
  Algums modelos  novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes , como o short , que surgiu  a partir   do uso da bicicleta.
 Os estilistas  também criaram pareós estampas, maiôs  e suéteres. Um acessório que se tornou  moda nos anos 30 foram os óculos escuros.
 Eles eram muito usados  pelos astros do cinema e da música.
 Gabrielle e Jeanne Lanvin continuava sendo sucesso, assim como Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin. A surpreendente italiana Elsa Sthiaparelli iniciou uma série de ousadias  em suas criações, inspiradas no surrealismo.
 Outro destaque é Mainbocher, o primeiro estilista americano a fazer sucesso em Paris. Seus modelos  em geral, eram sérios e elegantes, inspirados no corte invaesado de Vionnet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário